ceia de natal

receitas , curiosidades, dicas, tudo para você ficar um expert em pescados

Apesar de o Brasil estar em pleno verão durante as festas de fim de ano, os pratos que mais fazem sucesso na mesa natalina e do Revéillon costumam ser pouco indicados para climas quentes. Pernil e tender disputam lugar com perus e chesters recheados, nem sempre com acompanhamentos leves. Entre os pescados, o único que tem espaço garantido em diversos pratos é o bacalhau.

 

A Páscoa é a data festiva em que o consumo de peixes é mais acentuado, mas as festas de Natal e Ano Novo representam um grande potencial, principalmente com a necessidade atual de busca por qualidade de vida. A carne branca traz benefícios para saúde, seja por conta de sua alta digestibilidade, seja por sua características nutricionais.

 

No geral, os peixes possuem menos gordura que as carnes bovina e de frango. Diferentemente da carne vermelha, o tipo de gordura predominante nos peixes é a poliinsaturada, que faz bem ao sistema cardiovascular e nervoso. Ricos em vitaminas A, E e D e em sais minerais, como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto, os peixes atuam no combate dos sintomas da menopausa, da cólica menstrual, osteoporose e hipertensão.

 

 

"Para uma ceia saudável, evite preparações com creme de leite, grande quantidade de margarina ou óleo, azeite de dendê, queijos amarelos e molhos calóricos", explica a nutricionista da Marcomar, Rosangela Monteiro. "Prefira cozinhar, assar ou grelhar os peixes usando temperos naturais, como limão e cebolinha, legumes, folhas, linhaça triturada e castanhas".

 

Ç j r

#bomapetite

Blog

NutraFoods - O Sabor do Pescado

 